sábado, outubro 08, 2005

A angústia do voto

Nestes últimos anos mudei várias vezes de casa e de concelho. No entanto, nunca me deu para alterar o cartão de eleitor. Mantive sempre a residência dos meus pais. E em todas as eleições rumava à escola preparatória do meu bairro para depositar o voto. Apesar de já não viver no concelho, sentia-me bem em votar num sítio que me era familiar. Há um ano mudei para a freguesia de Algés, a duas ruas do concelho de Lisboa. Mais uma vez não senti qualquer necessidade em actualizar o cartão, até que me apercebi que o espaço do estacionamento estava a ser completamente conquistado por parquímetros. Quando já não podia esconder o carro em rua nenhuma que não tivesse sido esquartejada pelo parqueamento, não tive alternativa e reconsiderei. Por este motivo completamente utilitário passei a ser um eleitor de Oeiras.
Logo me calhou este maldito concelho! Para além de ser um dos bastiões da direita, esta encontra-se completamente dividida e polarizada. Tenho vivido as actuais eleições locais com muita estranheza. De um lado, vejo passar comitivas de luxo do candidato arguido, oiço aplausos, risos e muita alegria em torno dele. Do outro, tento procurar a esquerda mas não a vislumbro. O candidato do PS é uma nódoa e jamais poderá destronar Isaltino, e os outros são apagados porque, pura e simplesmente, não existem.
Chegado o dia de reflexão não sei em quem votar. Vivo a angústia do voto indeciso. Sei que a candidatura do PSD é a única que poderá retirar a vitória ao ex-presidente. Mas esta racionalidade não vence a minha incapacidade declarada de votar num partido de direita. Não sou capaz, só de pensar nessa possibilidade dá-me a volta ao estômago. Hoje tenho sentido uma saudade imensa da escola preparatória do meu bairro. Esta coisa de ter o voto circunscrito a uma divisão meramente administrativa é uma chatice. Porque raio a empresa que gere os parquímetros exige a actualização da morada do cartão de eleitor para poder ter um selo de residente? É um atentado à nossa liberdade de voto!

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com