sexta-feira, outubro 14, 2005

Duelo à esquerda

Estas eleições Presidenciais constituirão o fogo cruzado de várias batalhas. A batalha entre esquerda e direita, a batalha entre o PS e o PS, e a batalha entre o PCP e o BE. Todas serão dramáticas e, até certo ponto, decisivas para a reconfiguração do espaço político. Mas será sobretudo à esquerda que esta eleição deixará marcas profundas. E, neste aspecto, a competição entre os dois partidos mais radicais pode ter consequências irreversíveis, nomeadamente, ao nível da liderança.
A malta do BE anda preocupada. O BE fundou-se tendo como ambição ocupar, por um lado, parte do espaço eleitoral do PCP que, gradualmente, ia perdendo eleitorado e, por outro, conquistar franjas do eleitorado descontente com o PS. Ora bem, nestas duas últimas eleições o PCP parece ter invertido a sua tendência regressiva e o PS conseguiu maioria absoluta nas legislativas. Apesar de ter crescido bastante o BE viu-se entalado e pressente que já não vai conseguir crescer como até aqui. Até agora a receita foi muito eficaz e passava principalmente pela mediatização e por marcar a agenda dos temas fracturantes da sociedade portuguesa. Na maior parte dos casos o PCP e, em certos casos, o PS foram a reboque de Louçã.
No entanto, sobretudo desde a chegada de Jerónimo Sousa, o PCP mudou a sua estratégia e entrou na guerra pelo protagonismo na agenda política. E até agora tem sido bem sucedido. O exemplo mais claro tem a ver precisamente com as Presidenciais. De repente assistimos ao BE ir a reboque do PCP. Ainda ontem enquanto Louçã anunciava a sua candidatura, já Jerónimo avançava nas ruas com cartazes, ao mesmo tempo que dava entrevistas a vários canais com pose presidencial. Ontem vimos o BE perder pontos nos tablóides. Coisa nunca vista! A batalha vai ser dura de parte a parte e nesta, ao contrário das outras, não se vislumbram vencedores antecipados. Bem pelo contrário.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com