quarta-feira, outubro 26, 2005

Quem será o velhinho?

A primeira página do jornal Público é sintomática do que este diário pretende fazer ao longo desta campanha eleitoral. Um velhinho aparece em grande plano com os olhos fechados. A fotografia não foi, certamemente, escolhida ao acaso. Quem será? Parece que é um político. Nas páginas interiores mantém-se o registo, o mesmo velhinho é fotografado por detrás numa imagem que realça os seus cabelos brancos e o corpo descaído que se apoia na tribuna. Afinal o idoso é Soares! Bem, está mesmo velho.
Por seu turno, o editorial de José Manuel Fernandes (JMF) é ambíguo em relação ao ancião, aliás, muito ao seu jeito. Uma ferroada aqui, uma valorização acolá. Mas o tom dominante passa por salientar a ideia de que o velhinho não traz nada de novo. É o tipo de comentário que se pode aplicar a qualquer outro político. Esta ambivalência jornalística é tipicamente portuguesa. E denota, antes de mais, uma grande falta de honestidade intelectual. No seu Jornal JMF, utiliza a força da imagem para desacreditar Soares, mas não tem a dignidade de assumir a sua verdadeira posição no editorial. O Público está a tornar-se num jornal cada vez mais isento de bom jornalismo.

6 Comments:

Anonymous fidel said...

Ó camarada não o ouvi a reclamar quando o publico se tornou numa das armas de arremesso contra o camarada santana. Aposto que nessa altura o publico era um jornal de referência.
Já não há pachorra para aturar a “choraminguisse” da esquerda batoteira.

2:23 da tarde  
Blogger Renato Carmo said...

Camarada Fidel, não houve nenhum jornal ou televisão que não batesse em Santana. Era fácil e óbvio. A questão aqui é precisamente o facto de não haver honestidade de "bater" em Soares às claras, como se fez com Santana. O que questiono é a duplicidade do jornal. Seria mais digno se os jornais portugueses imitassem alguns dos seus congéneres americanos ou ingleses que assumem em editorial por quem tomam partido.

2:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O registo rápido de escrita na blogosfera não é obviamente dado a estes pruridos, mas já agora: ancião com c.

4:53 da tarde  
Blogger Renato Carmo said...

Ops... Obrigado, já está mudado.

11:20 da tarde  
Anonymous julinho said...

My pleasure. Peço desculpa pelo anónimo. Deve-me ter escapado. Os lapsos e os apontares devem ter sempre margem de reciprocidade.

12:15 da manhã  
Blogger GG said...

Parece-me que a foto mostra a realidade mas o pior é as confusões nas declarações de Soares que denotam o seu desconhecimento da realidade actual.

Cumprimentos
Gabriel Gonçalves

12:15 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com