domingo, novembro 06, 2005

Escolha a crise que lhe dá mais jeito

Os distúrbios violentos que decorrem em França têm sido abordados como sendo um sinal de insustentabilidade do sistema. Para a direita é a crise do sistema político, nomeadamente, do modelo social europeu e do Estado Providência. Para a esquerda é crise do sistema económico que, devido à globalização, provocou um aumento brutal das desigualdades sociais e dos níveis de pobreza. A retórica da crise enche os tablóides e as televisões. Cada lado culpa o outro de cegueira e de não querer ver a verdade dos factos. Já não há paciência para ouvir ou ler estes arautos do óbvio que pintam o mundo a uma só cor. Como se tudo isto se tratasse de um concurso: globalização ou estado social? Acerte você mesmo!

2 Comments:

Blogger AMN said...

Concordo inteiramente. Mas penso que, desta vez, a reacção da apelidada direita se aproveita da ironia para desmontar a argumentação da apelidada esquerda relativamente a outros acontecimentos, alguns deles metereológicos.

De um lado e de outro, as mesmas tentações e as mesmas armas. De um lado e de outro, resta saber com que legitimidade...
Um abraço
a.

5:29 da tarde  
Blogger Jorge said...

Conclusão: há uma crise, sim, mas de inteligência.

Certo?

6:41 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com