sexta-feira, abril 07, 2006

Democratizar o Estado é preciso (2)

A questão do Estado tornou-se central no debate ideológico. Para a direita liberal o Estado é um alvo a abater. Para a esquerda conservadora o actual estado do Estado deve ser mantido custe o que custar. Cada uma destas posições antagónicas tem debitado muita retórica fácil e demasiadamente simplista. Face à bipolarização das ideias o governo responde com o pragmatismo simplex, de quem quer complicar pouco, sem simplificar o suficiente para mudar os verdadeiros entraves à democratização do Estado.
Em vez de simplex, exigia-se um autêntico transformex que rompesse com a reprodução automática das hierarquias sociais e económicas. Em Portugal a coisa pública transformou-se numa coutada dirigida por uma elite que, enquanto jovem, teve a sorte de tropeçar numa revolução. Em 1974 o povo saiu à rua, mais de 30 anos depois a rua abrigou-se nos salões nobres e o povo continuou cá fora.
Para uma esquerda vanguardista o Estado representa uma instituição imprescindível para a promoção da igualdade de oportunidades. E, por isso, deve ser protegido a todo o custo. Contudo, se na sociedade esse papel se subordinar aos interesses particulares das elites, urge combater o próprio Estado enquanto agente promotor de desigualdade social.

3 Comments:

Anonymous O bom conselheiro said...

Como diria o Brito Aranha, nas suas já célebres crónicas, o que é preciso é design social, novas pessoas, com outros conhecimentos e com outra brékagem.
Para mais vd. http://ia300806.eu.archive.org/3/items/Crnica_de_Brito_Aranha_os_ces_ladram_e_a_caravana_passa/BritoAranha20051107vlog006.mov.
Está lá tudo...

10:14 da manhã  
Anonymous O bom conselheiro said...

Oops, não saiu o link todo, ei-lo:
http://ia300806.eu.archive.org/3/items/Crnica_de_Brito_Aranha_os_ces_ladram_e_a_caravana_passa/BritoAranha20051107vlog006.mov

10:15 da manhã  
Anonymous O bom conselheiro said...

Estamos tramados, aqui vai o link para o vlog do Brito Aranha, é a última das crónicas:
http://cronicas.britoaranha.net

10:18 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com