terça-feira, maio 30, 2006

Porra!

Acabei de assistir ao debate na RTP1 sobre a indisciplina e violência nas escolas, a propósito de uma reportagem realizada numa escola problemática. Infelizmente não fui a tempo de ver a reportagem. Quanto ao debate senti-me constrangido com a ausência, demonstrada pelo Ministério da Educação, em relação à apresentação de eventuais medidas, eu diria mesmo, em relação à apresentação de uma única ideia concreta para tentar enfrentar e resolver este tipo de situações. Senti-me constrangido pelo facto do Secretário de Estado ter sugerido que parte dos problemas se resolvia, basicamente, com a intervenção policial. Senti-me constrangido quando o mesmo Secretário de Estado referiu que a outra parte dos problemas se resolve com a estabilidade do corpo docente. Senti-me constrangido por concordar com algumas coisas referidas pela Fátima Bonifácio. Senti-me constrangido porque percebi que, mais uma vez, pouco vai mudar na Educação e que a escola pública continuará a caminhar para o que parece ser a sua inevitável degradação.

6 Comments:

Blogger Daniel Melo said...

Ora aí está de volta um tema relevante.
Quais são as propostas alternativas para uma reforma da escola pública? Quem resta verdadeiramente interessado nisso, se grande parte da classe média só anseia por colocar os seus rebentos num colégio?
Tal como diz Hugo Mendes no seu blogue, existe prova documental de que só a escola pública acolhe os grupos escolares com menor capital cultural familiar e mais fragilizados, sendo que a tendência é para reforçar essa linha à medida que a classe média transfere os seus para o privado.
Como explicar isto num contexto de obsessão securitária face ao espaço público e de pressão para a subsidiação pública do privado?
Talvez mostrando mais aonde nos leva o exemplo segregador brasileiro...
ou o norte-americano...

12:56 da manhã  
Anonymous sm said...

Pois, eu também me sentiria muito constrangida se tivesse concordado com alguma das afirmações inqualificáveis, descabidas e desinformadas da Fátima Bonifácio.
E a reportagem não era uma reportagem - era uma colagem de imagens com o objectivo de cimentar pânicos. Um argumento mal construído e perigoso.Parece que funcionou...

12:19 da manhã  
Blogger Renato Carmo said...

Cara SM,
o post não é sobre a reportagem e não me interessa discutir a sua qualidade jornalística. O argumento de que a situação em causa é muito circunscrita, não é, quanto a mim, um argumento viável para impedir a discussão. A realidade posta nas câmaras existe (com mais ou menos intensidade) e faz parte do sistema de ensino.

Pânico? De facto, fiquei em pânico com as respostas (ou melhor, as não respostas do Sec. de Estado). Provavelmente, o espaço de um programa televisivo não é o melhor para apresentar soluções, mas o SE sabia ao que ia.

Quanto à Fátima Bonifácio, o teu comentário denota uma certa arrogância argumentativa e uma resistência em discutir este assunto sem subterfúgios ideológicos. A opinião da dita vale tanto como a de qualquer outro especialista (seja lá o que isso for). É uma opinião e nada mais e, por isso, merece ser discutida.

12:17 da tarde  
Anonymous JL said...

Não sei como este maravilhoso momento televisivo conseguiu passar ao crivo da Agência da Propaganda.
Caso raro nos tempos que correm. Penso que foram apanhados de surpresa. Por esse motivo se apressam a fazer desaparecer os seu efeitos atacando sem argumentos e com teorias genéricas.
Nunca, aqui ou em algum lugar, quem ensina foi tão mal tratado. Estamos governados por gente que está pensando no seu futuro. Nos cargos futuros. É para todos evidente que existem muitos amigos á espreita da redução do nosso sistema de ensino a um armazem da plebe. Esta política vai nesse sentido. Escolas públicas bem vigiadas, principalmente as étnicas como diz o dito SE. Colégios bem pagos, rentáveis para as nossas tristes elites. De certeza que foi António Sérgio que inspirou este PS? Antero? Eça? Não acredito. Talvez Belmiro, Balsemão, Patrick, ou então quem prefira ser espanhol. Como nos fazem tristes os nossos governantes sem uma ideia, uma proposta que tenha em vista o nosso país e o nosso povo tão martirizado e enganado. Em quem este povo pode acreditar depois de tamanha fraude....

12:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

4:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

5:35 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com