quarta-feira, setembro 06, 2006

A alegoria da enxada


No excelente documentário Torre Bela (1977)* sobre a ocupação de uma grande propriedade assistimos a um diálogo impressionante entre dois homens: o revolucionário e o trabalhador agrícola. A discussão gira em torno da propriedade de uma enxada. O trabalhador recusa-se a entregar a sua ferramenta à cooperativa, enquanto o revolucionário tenta convencê-lo de que ao fazê-lo aquela enxada passa a ser de todos e, como tal, continuará a ser sua. O primeiro não se convence totalmente, aquela é a sua enxada é com ela que quer trabalhar e levá-la para casa no fim da jornada de trabalho. O segundo responde-lhe argumentando que é por se juntarem todas as enxadas na mão de todos que aumentará o benefício colectivo.
Este episódio dramático, que culmina com a cedência do trabalhador, simboliza bem o significado e a profundidade da reforma agrária. O trabalhador destituído de propriedade entrega o único meio de produção que detém. A colectivização é vivida como uma esperança que se impôs quase como uma inevitabilidade. Ao entregar a enxada o trabalhador deixou de preocupar-se com ela, libertou-se do seu peso e entregou-se a uma exaltação.
Mais tarde vemo-lo numa cena obscena a profanar a casa dos lavradores e a embriagar-se com objectos e roupas que arranca das gavetas e das prateleiras. Transformou-se numa criança que se desresponsabiliza perante o deslumbre do exagero. Tudo passou a ser de todos, deixou, por isso, de haver limites e a enxada torna-se irrelevante. Esta desresponsabilização condenou a reforma agrária a uma tragédia.
Ao longo destes 30 anos a esquerda pouco aprendeu com o erro. Reincidiu na mesma cegueira, e nos mais variados sectores da economia e da sociedade foi deixando a enxada ganhar ferrugem e tornar-se inútil.

*Realização e argumento: Thomas Harlan.

1 Comments:

Blogger João Villalobos said...

Excelente. Revi recentemente o documentário e a cena, para mim, também foi a mais emblemática de todas. Cumps

12:36 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com