quarta-feira, novembro 22, 2006

Crianças de todo o mundo, uni-vos!

Segundo um estudo divulgado hoje pelo DN, as crianças decidem 45% do consumo da família. «Em Portugal, os dados do Fórum da Criança sustentam que as crianças ajudam a decidir os locais para comer fora (81%), os telemóveis (49%), computadores (37%), automóveis (49%) e a operadora da rede móvel (30%)».
«(…) Conscientes da importância dos mais pequenos nas compras, os marketeers desenvolvem estratégias específicas para captar a sua atenção».


Talvez isso explique a infantilização da mensagem publicitária. Os putos adoram ver anúncios, aliás, é das poucas alturas em que param em frente ao televisor com um ar perfeitamente deslumbrado. Decoram os guiões e reconhecem as marcas na rua, nos centros comerciais, em todo o lado! Apontam e gesticulam sempre que isso acontece. E lá vem a música do anúncio… Isto não é muito diferente do que acontecia na minha altura. Quem não se lembra de anúncios como: bic laranja, bic limão; pasta medicinal couto; tuli-tuli-tuli-creme; bombocas só há estas são pra mim, etc. É pá, mas não se saía disto: doces, gelados, refrigerantes, enfim, bijutaria... E lá chateávamos os pais que preferíamos uma caneta bic à molin, e que o detergente JUÁ trazia soldadinhos de plástico. Agora, decidir na compra de automóveis, destinos de férias, computadores! Ou está tudo a ficar louco ou, então, estamos mesmo nas mãos delas, das nossas queridas criancinhas.

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