quarta-feira, abril 26, 2006

Revisitação de Lopes-Graça

No contexto do centenário do nascimento de Lopes-Graça iniciou-se hoje o Congresso Internacional «O Artista como Intelectual. No Centenário de Fernando Lopes-Graça», a decorrer na Univ. Coimbra até 29 (aud.º da Reitoria).
Têm rareado as iniciativas específicas, as boas intenções do MC e doutras instituições estão com o costumeiro atraso nacional (se não foram já sorrateiramente esquecidas na gaveta...). Sobra a rotineira mostra biobliográfica do mini-mostruário de corredor da sala de referência da BN (vd. apanhado crítico prévio aqui).
O homem e o intelectual merecem este encontro. Lopes-Graça faz parte duma curta galeria de grandes promotores culturais abrangentes do século XX português, daqueles que não se limitaram à sua estrita oficina, ao lado de figuras como Emílio Costa, António Ferreira de Macedo, José Pinto Loureiro, Raul Esteves dos Santos, Bento de Jesus Caraça, Jaime Cortesão, Raul Proença, António Sérgio, Branquinho da Fonseca, Agostinho da Silva, Vítor de Sá e poucos mais.
E, porque foi um marxista assumido, nada como remeter para um lusófono centro de Estudos Gramscianos. A ler tb. o retrato biográfico por Leonor Lains. Então, boas reflexões.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

6:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

7:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

12:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

4:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

10:57 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com