terça-feira, junho 27, 2006

A apoteose do novo tango

Esqueçam por instantes os Gotam Project, Astor Piazolla e Carlos Gardel, e fixem este nome: Bajofondo Tango Club. Eles vieram do submundo para revolver por completo o tango, misturando-o com géneros modernos como a electrónica e o hip-hop, revestindo outras tradições locais (como a milonga) e interagindo com envolventes e criativos videoclips. As imagens, em sequências rapidamente repetidas, introduzem a nostalgia do requinte e da sedução, o movimento frenético, o ruído mecânico e industrial, as ruas ora cheias ora desertas de Buenos Aires, as convulsões sociais da crise económica de final dos anos 90, a saudade presente na vaga migratória subsequente (meio milhão de pessoas desde 2000), mas tb. a sublimação, a alegria contagiante, a pulsão criadora.
Ontem à noite passaram, qual cometa, pelo Parque Mayer (Teatro Variedades), vindos directamente das duas margens do estuário do Rio da Prata, ou seja, mesclando argentinos e uruguaios. Respiram desde 2002, e a extensão da banda faz lembrar os saudosos agrupamentos de antanho, como os N'Gola Ritmo ou os renascidos Orchestra Baobab e Buena Vista Social Club.
Informações e amostras na BBC3, no WOMAD 2005 (reprodução gratuita de 1h de concerto esfuziante!), no esplendoroso site da banda e no do último álbum. Magistral!! A fusão em todo o seu esplendor.

4 Comments:

Blogger João Miguel Almeida said...

Tomei nota. E dá também para dançar ou é só para ouvir?

10:31 da manhã  
Blogger Papo-seco said...

a curiodidade é tramada

vou seguir o teu conselho

Obrigado

1:53 da tarde  
Blogger Daniel Melo said...

Dá para tudo, meus caros!!
Outro detalhe: o concerto de ontem conseguiu ser melhor do que o que foi gravado no WOMAD pela BBC3.
O que só valoriza quem esteve lá neste momento único.

10:20 da tarde  
Blogger Daniel Melo said...

Entretanto, o tango tornou-se «património imaterial da humanidade» e o elogio da boa música prossegue, mais adiante: http://avezdopeao.blogspot.com/2009/10/toda-seducao-do-tango-e-agora.html.

1:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com