terça-feira, setembro 12, 2006

Mel Calman, o mais terno caricaturista do mundo

Para os que vivem em Londres, eis uma excelente novidade: abriu a exposição antológica dedicada ao grande caricaturista Mel Calman (no The Cartoon Museum), a qual aqui anunciáramos em Junho passado.
Este artista londrino (1931-1994) estudou ilustração na St. Martin's School of Art e no Goldsmith's College. Exerceu o seu ofício nos jornais Daily Express (1957-63), Sunday Telegraph (1964/5), Observer (1965/6), Sunday Times (1969-84) e The Times (1979-1994).
Dos seus cartoons, sempre desenhados a lápis, ressalta um personagem peculiar, um pequeno homem que questiona a condição humana com perguntas desarmantes. Os seus desenhos são simples e directos, sempre interpelantes da vida de todos nós, havendo um fundo filosófico ou psicanalítico em vários dos seus trabalhos.
Fundou uma galeria (talvez a 1.ª) dedicada à arte do cartoon, The Workshop/ The Cartoon Gallery, e, em 1988, co-fundou o The Cartoon Art Trust, com Simon Heneage (agora The Cartoon Museum). Colaborou com ilustrações para muitos livros, além da dezena de autoria própria. Produziu ainda 1 celebrado filme de animação para o British Film Institute, «The Arrow», esteve 1 ano como caricaturista residente na BBC (1963/4) e escreveu 3 peças para a BBC Radio.
Já agora, não se esqueçam de comprar o catálogo, pois, uma vez encerrada a exposição (a 15/X), tornar-se-á uma raridade quase inalcançável.
Fontes: The Cartoon Museum e Univ. de Kent (aqui com bibliografia activa); peças teatrais aqui.
Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com