quarta-feira, julho 26, 2006

Pelo Rivoli, por uma cidadania cultural

Na sequência da ameaça de privatização do Teatro Municipal Rivoli pelo edil do Porto, Rui Rio, surgiu o movimento de contestação Juntos no Rivoli, o qual lançou uma petição na Internet pela defesa deste serviço público e que já tem c.7 mil assinaturas, além de ter organizado uma sessão de protesto.
É inquietante, sobretudo, a persistência deste preconceito que vê a política cultural como uma flor na lapela e não como eixo estruturante duma política de qualificação urbana e cívica. Esta privatização estava prevista no programa eleitoral do actual edil, dentro duma visão de política cultural para a cidade, ou é tão-só o reconhecimento (mercantilista) da ausência de política cultural para a 2.ª cidade do país?
O TEP exilou-se, o Centro Português de Fotografia está ameaçado de extinção (aqui por culpa do governo, mas com a passividade do município), o Soares dos Reis apanha pó, as festas são uma corrida ao foguetório para ver quem lança mais canas, o Fantasporto ameaça acabar por falta de condições, etc., etc. Que é feito do impulso do Porto 2001?
Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com