"Jornalismo está enfermo de espírito crítico"
"-O que o encanta nos jornais?
-Os jornais tanto me encantam como desencantam. Antigamente dizia-se que o jornalismo era fraco devido à longa noite da censura, à noite salazarista. O 25 de Abril já se deu há muitos anos, hoje há liberdade plena de acção, de escrita. Vejo que o nosso jornalismo enferma muito de espírito crítico, de análise, de intervenção criteriosa, honesta, documentada e incisiva. Estamos a fazer um jornalismo demasiado partidário. O jornalista como homem, como cidadão, deve ter as suas convicções políticas mas deve pôr ao serviço da sua pena, da função social da imprensa, a verdade, a crítica analítica.
Excerto da entrevista a Marina Almeida por Manuel Ferreira, decano do jornalismo e figura de relevo das letras nos Açores; nb: o título da entrevista ao DN de ontem é o título deste post.
A BN presta-lhe tributo com uma mostra bibliográfica durante este mês no corredor da sua liv.ª, com o pretexto da edição de O açor eterno, o maior livro do mundo, galardoado com o Prémio de Artes Gráficas; foto e perfil biográfico de Ferreira aqui.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home