sexta-feira, outubro 06, 2006

Da megalomania autárquica

Tinha que ser em grande, com trombetas e cantos de cisne. Vem em parangonas (em ingalixe, soundbytes): a Nova Expo, uma Baixa idílica, um novo Terreiro do Paço, tão cara como a Ponte Vasco da Gama, e, para não destoar, o bebé posto no colo do Governo, claro, assim sempre se pode passar culpas se nada for feito. Do que já não fizeram alardo é que custa +de 220 milhões de contos (1104,8 milhões de Euros: cf. p. 148 da "proposta"), vai trazer mais obras por um ror de tempo (é o costume), +1200 lugares de estacionamento (ou seja, convidando mais carros para dentro da cidade), mais 1 circular para trazer mais trânsito, + de 2000 camas em novos hotéis (sendo 1 no Terreiro do Paço), 1 elevador para o Castelo (aquele mesmo que incensaram há uns anos atrás), 2 novas empresas para boys (para além do novel Comissariado da Baixa) e, sim, habitação... para ricos. Qual é, então, a oportunidade duma megalomania destas perante uma autarquia enterrada em dívidas até ao pescoço e face a um país a ver se contém o desperdício público e equilibra défices crónicos?
O faraónico Plano está aqui. A informação jornalística de síntese foi bem trabalhada pelo DN (João Pedro Henriques, Marina Almeida e Susana Leitão) e Público/Local-Lisboa (Ana Henriques: 3-4/X; infelizmente a ed. digital continua só acessível a assinantes). Uma 1.ª leitura crítica, com propostas alternativas sensatas e exequíveis, foi já avançada pelo Fórum Cidadania Lisboa.
Realço o óbvio: mais pertinente do que procurar ficar na História como autarca megalómano é avançar com objectivos pertinentes (pôr fim aos prédios devolutos, estimular o arrendamento, recuperar quintas, palácios e espaços afins para pólos sócio-culturais, etc.) e atender a contextos efectivamente carenciados, como a recuperação de bairros problemáticos (vd. anúncio de proposta governamental aqui).
Nb: foto panorâmica de Judah Benoliel, 1940/49 (do Arq.º Hist.º Fot.º da CML).
Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com