quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Um profeta para ti, um profeta para mim, olá, olá.

Há um dado importante nesta polémica estúpida dos cartoons que tem sido negligenciado: Maomé não é propriedade dos muçulmanos. Na verdade, antecede o islamismo, é uma figura histórica, um entre muitos profetas que então proliferaram e pode ser olhado sob uma óptica não islâmica (como cristo para os muçulmanos) sem que para isso se tenham de pedir desculpas. Qualquer dia vamos ter que pedir perdão aos brasileiros para criticar Pelé, Tostão ou Romário, só porque são parte da sua mitologia. Comigo não, violão.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Percebo a ideia do post e até concordo.

O que é facto é que estas coisas frem susceptibilidades, felizmente no ocidente essas susceptibilidades são menos agudas e manifestam-se de forma menos violenta.

Eu atrever-me-ia a sugerir alguma paciência, estas coisas no ocidente também levaram séculos a mudar, por isso não devemos exigir aos outros que mudem em dois dias.

Luis Oliveira

3:18 da manhã  
Blogger Sofia C. said...

Será que podemos comparar Maomé e Pélé? Enfim, poder podemos, mas parece-me que não faz muito sentido.Não vivemos sózinhos neste mundo, atenção. Como diz Luís Oliveira,é necessária paciência, estas coisas no Ocidente levaram séculos. Há quem nesses países lute diariamente por mais liberdades. Como ficarão agora as suas vidas? Não façamos o jogo nem dos fundamentalistas islâmicos nem dos xenófobos e arrogantes na Dinamarca (que não serão todos).

6:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...sim, mas nao vale a pena dar palmadinhas nas costas... Ate porque muitos deles cultivam a ambiguidade de ser europeus para algumas coisas e Muculmanos(arabes, argelinos, marroquinos) para outras.
Agora discutem-se as caricaturas...daqui a pouco tempo vai-se discutir "arte degenerada!"
Celso, Desculpa o pessimismo.

6:53 da tarde  
Blogger Alexandre Fonseca said...

exacto td esta polemica me cheira um bocado a esturro...bem é o mundo em que vivemos...
fikem bem

9:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Celso estou contigo, olá, olá! E aproveito para espalhar mais vinagre nas feridas (hooops, espero não estar a ofender os cristãos...) dizendo que estou farta desta Europa neo-liberal que acha que não podemos ofender nada nem ninguém, sem sermos imediatamente conotados com ideais de extremistas. Quem aconselha paciência, parte de uma posição de superioridade, (não devemos exigir aos outros ou as coisas no Ocidente levaram séculos). Deixemo-nos de tangas. Pomos esta máscara de politicamente correcto, precisamente por acharmos que somos mto mais evoluídos e, na verdade, "eles" acham exactamente o contrário a "nosso" respeito e a isso chama-se o choque de civilizações!É como se vivessemos num eterno Carnaval de dissimulação, com medo de sermos apanhados nos próprios embustes!

3:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com