segunda-feira, março 27, 2006

De como se passa de 2 para 1 prioridade (para uma heurística da retórica)


"Ao longo deste ano fomos fiéis às nossas prioridades. E sempre dissemos que as prioridades do País deviam voltar a ser o crescimento económico e o emprego - e é para isso que temos trabalhado.
Antes das legislativas do ano passado, dissemos ao País que a consolidação das contas públicas é, sem dúvida, um problema muito sério, que precisa de ser enfrentado - mas não é, nem pode ser um fim em si mesmo: o País tem de concentrar-se, sobretudo, na resolução dos seus problemas estruturais que bloqueiam o crescimento económico. [...]
Começámos o processo de consolidação das contas públicas e vamos levá-lo até ao fim.
Mas a prioridade maior na Agenda do Governo ao longo deste primeiro ano foi a modernização da economia, porque precisamos de uma economia mais competitiva, capaz de crescer e de combater o desemprego." (p. 5/6; nb: só o 2.º negrito é meu)
Desemprego actual ap. INE (in Jornal de Negócios, 14/II)
«O número de desempregados aproxima-se dos 500 mil, depois de se ter registado um aumento de 1,6% do número de inscritos em Janeiro nos centros de emprego. As maiores subidas em termos de desempregados foram observadas pelas mulheres e indivíduos licenciados.»
Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com