quinta-feira, abril 27, 2006

Tiranossauro Bénardex, o insubstituível

Há algum tempo que não se ouvia falar dele, eis que volta em grande estilo, no género «Insubstituível», muito apreciado cá no burgo e com excelente tradição nacional, diga-se de passagem.
Não bastavam as tiradas insolentes para com a ministra da Cultura ("a três meses de ser abatido ao activo, em tempo que a faca e o queijo se juntaram em boas mãos") e o delírio megalomano-autista da sua insubstituibilidade à frente da Cinemateca Portuguesa (exigindo uma 2.ª licença especial para além da data-limite de 70 anos para aposentação no funcionalismo público e ao não acreditar "que haja nunca um ciclo Fleischer, porque o único que o podia organizar— modéstia à parte, ou não desfazendo, como preferirem— está a três meses de ser abatido..."), agora montou-se uma pseudo-petição, corporativa e amiguista até ao tutano, descaradamente conservadora, onde o que abunda é tudo menos gente comum e desinteressada.
Este caso já foi denunciado por vozes independentes que ainda persistem (Eduardo Pitta, João Gonçalves, A. M. Seabra e João Paulo Sousa) neste meio cultural medieval.
Tudo isto relembra a mordomia ancien régime dos cargos vitalícios, qual eufemismo da sinecura. Com a agravante de, por cá, só terem findado em 1969. Pelos vistos, agora regressámos ao pré-marcelismo. Para quem duvide, então aqui vai: "as circunstâncias têm demonstrado que a nomeação vitalícia nas chefias superiores não parece apropriada a lugares que inevitàvelmente «exigirão um esforço constante de actualização e de imaginação criadora» e são incompatíveis «com a acomodação burocrática que as leis naturais por vezes imprimem a quem lida na função pública»" (cit. preâmbulo do decreto-lei 49458, de 24/XII/1969).
Em suma, «o insubstituível» quer abeirar-se, a todo o transe, doutro bonzo das cliques culturais, o inefável dr. Júlio Dantas, que mumificou como inspector das Bibliotecas e Arquivos até ao cair do pano. E o que é melhor é que tem cortejo de desagravo, formatado por aqueles mesmos que criticam os lobbies da política e outros horrores afins. Viva a corte e a gerontocracia! Vira o disco e siga a dança...
Adenda: e não há por aí nenhum Almada, com cartuchos disponíveis, que vise os budas de serviço? Lá que faz falta...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

...até cairem da cadeira...

11:36 da tarde  
Blogger João Miguel Almeida said...

Por muita simpatia pessoal que sinta por João Bénard da Costa, a atitude é lamentável. Escrever que mais ninguém pode organizar um ciclo «Fleischer» é uma auto-crítica, pois a cinemateca devia ter um papel formativo, não só do público mas também dos profissionais do cinema. E JBC teve mais de duas décadas para preparar quem lhe sucedesse condignamente.

10:41 da manhã  
Blogger Daniel Melo said...

Ora, nem mais: se ele é assim tão bom como auto-apregoa e apregoam, pôs 1 projecto de pé; se há 1 projecto, então, a sua equipa prossegui-lo-á. É simples, não?
Esta ideia que nos querem impingir como se fosse uma verdade revelada de que as pessoas se sobrepõem aos projectos e às instituições é duma petulância e duma soberba inauditas.

11:36 da manhã  
Blogger Misato said...

O meu ex-chefe, apesar de extremamente limitado e bronco, tem um lado de senso comum que se revelava de vez em quando, uma vez disse-me e com imensa razão: "ninguém é insubstituível!"
Do mesmo modo, o lugar de Bénard da Costa na Cinemateca Portuguesa já fede, parece um pacote: "leia 'Os filmes da minha vida' e venha vê-los à 'minha casa'"

JBC: o seu tempo já passou, dedique-se à pesca ou ao golf!

6:19 da tarde  
Blogger Cigano said...

A invejinha é bonita... aliás, muito típica deste nosso burgo. Já o certeiro Eça o escrevia.

5:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

6:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

12:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

10:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

11:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com