terça-feira, maio 09, 2006

A Europa connosco fez 20 anos

Fez hoje 20 anos que Portugal aderiu à «Europa», então CEE- Comunidade Económica Europeia. Por estes dias tem sido distribuído um panfletozinho sobre o assunto, numa edição conjunta do INE, PE e Representação da Comissão Europeia em Portugal. Fiquei arrasado com tanta estatística objectiva. Até o desemprego é (por ora) menor que em 1986 (7,6% em 2005, em vez dos 10% de então)! Entretanto, subiu aos 8% e vai bem embalado, mas já não irá a tempo do panfletozinho, azari...
Já quanto a projectos de sociedade, coesão social, redistribuição do rendimento, chapéu.
Eu, como europeísta convicto, não gosto destes papéis folclóricos, nem que andem a gastar dinheiro em propaganda barata. O importante é falar no projecto europeu, nos valores da democracia, na coesão social, na descentralização política, administrativa, cultural, no ordenamento jurídico em áreas como o ambiente, e não empilhar uns indicadores patéticos. Falar no que falta fazer. No que pode ser feito.
E na paz, porque, sem um projecto unificador, voltaremos às guerras fratricidas.
Sou um europeísta convicto, porque quero paz, solidariedade, políticas sociais, regulação e intercâmbio humano, et pour cause discordo desta Europa de mercearia e distante que persistem em querer impingir-nos.
Ainda assim, parabéns Europa.

7 Comments:

Blogger Sérgio Ribeiro said...

Cá por coisas, por opções pessoais, acho que o "dia da Europa" não é no dia em que o sr. Schuman fez um discurso numa sala com tantos espelhos que assim se chamava, mas no dia vizinho, também de Maio, dia em que acabou a guerra na Europa.
São manias de velho!

9:51 da manhã  
Blogger Daniel Melo said...

Concordo em absoluto.
Talvez que uma maior celebração do dia do armistício (8/V) permitisse estender a memória colectiva do passado recente europeu por mais uns dias, isso seria construtivo.
O Parlamento Europeu podia aqui ter um papel pedagógico e cívico, apostando na rememoração, no debate e na reflexão dum modo mais aprofundado.

12:38 da manhã  
Blogger Sérgio Ribeiro said...

Pois é... mas o PE (e todas as instituiçóes "europeias") celebra o 9 de Maio como o "dia da Europa" e esquece, ignora, despreza o 8 de Maio.
Opções significativas.

8:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

10:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

11:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

11:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

7:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com