quinta-feira, novembro 09, 2006

O ocaso do militarismo bushista

Por estas horas é já certo: o Presidente Bush teve uma pesada derrota e o seu falcão de serviço, Donald Rumsfeld, caiu. Os Democratas venceram e convenceram: têm a 1.ª mulher speaker do Parlamento (Nanci Pelosi), arrebataram o Senado em eleição parcial (50-49, liderando no Estado por apurar) e têm a maioria dos governadores. A coabitação será incómoda e exigente para Bush: tem o final que merece. Uma alternativa progressista assoma.
Vale a pena atentar no discurso de Bush, para além dos soundbites. É que o seu discurso é bem mais longo do que os excertos acenados nas tv's e nele condensa-se uma mistura de nacional-populismo de direita e de messianismo evangélico. A demagogia chega ao cúmulo de querer passar a ideia de defensor do ambiente e das energias alternativas ("Will we build upon the recent progress we've made in addressing our energy dependence by aggressively pursuing new technologies to break our addiction to foreign sources of energy?"), ele que se embrenhou em guerras do petróleo (Médio Oriente, América Latina) e recusou o Protocolo de Quioto. O descaramento não tem limites.
Ademais, Bush insiste na sua política militarista até ao fim, contra tudo e todos, acenando que a sua "obrigação fundamental é a de proteger o povo americano de ataques". Não se trata de buscar melhores condições de vida para a sociedade que representa, mas tão-só de prosseguir como centurião dos seus interesses e do dos seus próximos. Como um só discurso pode ser tão revelador. Porém, foi a desastrosa guerra do Iraque que os eleitores americanos grandemente quiseram punir, bem como os escândalos e casos de corrupção de dirigentes e o rumo político em geral.
Esperemos que isto seja o início do fim do unilateralismo incendiário e imperial e que, sobretudo, a ONU e o ideal dum governo mundial progressista possam reforçar-se.
Nb: imagem retirada daqui.

1 Comments:

Blogger Joana said...

Excelente texto. Quero ver se o Bush agora ainda tem coragem de ir pedir ao Congresso mais dinheiro para sustentar a(s) guerra(s)...

12:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com