segunda-feira, maio 15, 2006

'Fecha tudo, fecha tudo'

Racionalizar os recursos do Estado já não é meramente importante: é vital. Fazê-lo de forma racional é muito importante. Por isso é que o argumento do “então porque não se fecha tudo?” é demagógico. Porque equiparar, à luz de quaisquer critérios, o fecho da Alfredo da Costa (mais de 1500 partos/mês) com o fecho da maternidade de Lamego (cerca 43 partos/mês), é irracional. Em verdade e a prazo, trata-se até de um discurso lesivo para o serviço público, um tiro no pé.

Racionalizar gastos com o sector público é defendê-lo, não atacá-lo. Numa óptica de recursos limitados, o Serviço Nacional de Saúde terá tanta mais longevidade e eficácia quanto melhor gerido. Certamente isso requererá um conjunto alargado de outras medidas, que não apenas a actualmente em apreço, mas não me oponho a esta só por ter sido anunciada individualmente. Na prática, isso seria patrocinar o imobilismo, à sombra de um formalismo. E se em muitos casos a orientação para o encurtamento de custos emagrece igualmente o serviço público, aqui não me parece ser o caso. Trata-se de uma medida prudente na prevenção de riscos para os seus utentes (e isto é tanto mais importante quando nos referimos à produção de serviços na área da saúde). Se nos deixamos enredar em considerações de forma (como a mediação da medida para os meios de comunicação), perdemos o essencial de uma construção política para um estado social sustentável e integrado. Esta entrevista é um óptimo elemento para esclarecer as vantagens da medida.

Matéria de alcance vasto levanta ainda o Renato aqui. Deixo apenas interrogações. Estancar-se-á a desertificação do interior mantendo lá blocos de parto sem utentes? Podem as escolas salvar aldeias? E se assim for, será legítimo fazê-lo forçando crianças a habitar escolas vazias?
Para último a questão do desenho, porque não é assim tão importante. Facto facto é que o nível argumentativo subiu entre o cartoon e os posts do Daniel. Essa elevação não me surpreende nada. A publicação do desenho é que surpreendeu um pouco, mas é tão inquestionável a liberdade de publicá-lo como a de poder demarcar-me dele.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

10:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

7:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

4:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

5:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Counter
Bpath Counter

fugaparaavitoria[arroba]gmail[ponto]com